O Dr. Fernando Pires de Mello – especialista em Cirurgia Plástica – afirma que o sucesso de qualquer procedimento inicia por uma boa indicação cirúrgica. Nela, é essencial considerar o paciente em sua individualidade.
Conforme relata o Dr. Fernando, “Muitas vezes, somos procurados por pacientes que consideraram excelentes os resultados cirúrgicos de amigos ou conhecidos. No entanto, durante a consulta inicial com o cirurgião plástico, cada caso deve ser individualizado. A partir dessa avaliação, o médico poderá apresentar propostas sólidas, isto é, estratégias adequadas àquilo que o paciente realmente procura.”.
Nesse sentido, o Dr. Fernando destaca ser bastante cauteloso em relação às simulações de resultados finais produzidas tecnologicamente. Afinal, tais simulações são produtos de computação gráfica e apresentam uma imagem que pode ser impossível atingir, dependendo da dinâmica fisiológica do paciente e das dificuldades inerentes a cada caso em particular.
Por fim, o Dr. Fernando reitera: “Em minha prática cirúrgica, não considero partes isoladas. O paciente não é sua mama, seu rosto, nem seu nariz. Cada paciente precisa ser considerado integralmente para que o procedimento alcance resultados satisfatórios.”.