O enxerto de gordura na região do rosto é um procedimento que visa a suavizar linhas ou rugas utilizando a gordura do próprio paciente. Além disso, através da lipoenxertia, é possível remodelar, repor volumes ou transformar determinadas características faciais, a depender de cada caso.
Como explica o Dr. Fernando Pires de Mello, médico cirurgião plástico, a vantagem deste tipo de procedimento é a redução do risco de reações adversas por parte do organismo.
Outro ponto importante a ser notado, como salienta o Dr. Fernando, é a presença das células-tronco no tecido adiposo. Estas favorecem a formação de novas células de tecido cutâneo, promovendo a renovação do rosto.
O procedimento se dá através da retirada de tecido adiposo de determinada área do corpo do paciente – em geral, abdome ou pernas -. Em seguida, este material passa por um tratamento de purificação, para que possa ser utilizado com segurança. O enxerto, então, é feito através de pequenas cânulas, por meio das quais o cirurgião injetará a gordura na área a ser preenchida.
Como relata o Dr. Fernando, os resultados são notados logo após o procedimento: preenchimento de rugas, maior firmeza na pele, além de correção de assimetrias, se este for o caso.
Assim como outros procedimentos, é fundamental que sejam realizados cuidados pré-operatórios – exames, consultas, alimentação adequada – e, após a cirurgia, será indicada uma rotina pós-operatória, visando ao melhor resultado possível.