Lipoaspiração Tradicional & Lipoescultura

O Dr. Fernando Pires de Mello – médico cirurgião plástico – conta que, atualmente, existe uma enorme gama de propostas e técnicas diferenciadas para a lipoaspiração. Conforme ele observa, “a lipoaspiração, do ponto de vista de aprendizado técnico, é uma das mais longas curvas de aprendizado para o profissional da cirurgia plástica”. 

Trata-se, afinal, de uma transformação que vai muito além do visual: expressa-se, também, através da sensação tátil. 

Em suma, a lipoaspiração é a retirada de um volume de gordura específico de uma determinada região do corpo: face, papada, pescoço, costas, axilas, braços, abdome, púbis, flancos, coxas, joelhos, etc. 

Cabe notar, no entanto, que a lipoaspiração não é uma metodologia cirúrgica para emagrecimento. É, sim, indicada para a melhora do contorno corporal. Por isso, quanto mais localizada é a gordura a ser retirada, melhor o resultado. 

Antes, a gordura retirada na lipoaspiração era simplesmente descartada. Hoje, no entanto, o Dr. Fernando nota que inúmeros trabalhos científicos têm mostrado o potencial dessas células gordurosas no auxílio da hidratação, com vistas ao rejuvenescimento e à melhora do aspecto da pele. O enxerto da gordura retirada na lipoaspiração tem se tornado cada vez mais aplicável conforme evolui a manipulação desse material. Tal uso é possível graças a uma captação adequada do material e a um tratamento intra-operatório, propiciando uma rica fonte de material para preenchimento em muitas áreas.

O Dr. Fernando Pires explica que, para além da simples retirada de gordura, a lipoaspiração pode ser um procedimento de definição do contorno corporal, como, por exemplo, na região do abdome. 

Cabe notar que o esvaziamento repentino de uma área pode levar a uma perda da capacidade de sustentação da pele. Nesse sentido, durante o procedimento, é possível lançar mão de metodologias que contribuem para otimizar o potencial de retração da pele, proporcionando resultados mais satisfatórios. Há, também, diversos métodos cosméticos e fisioterápicos que podem auxiliar na recuperação da pele. 

O Dr. Fernando Pires destaca, por último, que a lipoaspiração é um procedimento que requer absoluta atenção, uma interação excelente com toda a equipe cirúrgica e uma boa cooperação com o profissional da anestesia. Além disso, ele indica um início precoce da drenagem linfática, prática que proporciona conforto, distribuição de líquidos adequada, alívio da dor e, naturalmente, resultados satisfatórios. 

Durante o período pós-operatório, são indicadas cintas com formatos específicos para cada região, boa alimentação, hidratação e uma rotina de curativos.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!