O Dr. Fernando Pires de Mello, médico cirurgião plástico, explica que a mastopexia sem implantes de silicone é indicada a pacientes com mamas maiores, nas quais predomina o tecido glandular, em comparação ao tecido adiposo. Nesses casos, propõe-se uma mamoplastia que utilize o próprio tecido da paciente.
Como explica o Dr. Fernando, a opção por não utilizar os implantes se dá nos casos em que as pessoas procuram a cirurgia plástica por se sentirem desconfortáveis com o peso de suas mamas ou por as considerarem demasiadamente grandes.
Assim, o Dr. Fernando, utilizando uma técnica desenvolvida pelo Dr. Ivo Pitanguy, constrói, com o próprio tecido da paciente, uma estrutura aos moldes de um implante.
Por outro lado, há casos em que há queda das mamas, sem volume mamário. Isso ocorre, em geral, após um emagrecimento acentuado, gestações e amamentação. Nessas pacientes, há diminuição do teor do tecido glandular e predomínio do tecido cutâneo. O Dr. Fernando explica que, mesmo nesses casos, é possível realizar a cirurgia sem implante. Porém, como diz ele, “nesses casos, o implante é muito bem vindo, se houver intenção de conferir volume a essa mama”.