A ginecomastia é o aumento das glândulas mamárias em homens, causado por alterações no hormônio estrogênio. Tal alteração hormonal, por sua vez, tem como fatores a idade, determinadas doenças, uso de medicamentos, entre outros.
Como explica o Dr. Fernando Pires de Mello – médico cirurgião plástico -, a ginecomastia pode ser uma condição temporária – relativamente comum na adolescência, por exemplo. No entanto, se ela perdura na idade adulta e é incômoda, a cirurgia de tratamento da ginecomastia pode ser indicada.
O procedimento é feito por meio de pequenas incisões, através das quais são retiradas glândulas e tecido gorduroso. A abordagem mais adequada e o posicionamento das cicatrizes serão discutidos em conjunto, de maneira a trazer um resultado satisfatório.
É fundamental realizar os cuidados pré-operatórios, que incluem exames, garantindo as condições de saúde necessárias passa passar por uma cirurgia com segurança. Durante o pós-operatório, serão indicados cuidados específicos – como a rotina de curativos, a retirada das suturas – e, após aproximadamente 20 dias, é possível o retorno integral às atividades.