A braquioplastia é a cirurgia que corrige a flacidez e o acúmulo de gordura na região dos braços. Segundo o Dr. Fernando Pires de Mello – médico cirurgião plástico -, tal procedimento teve um crescimento exponencial nos últimos anos.
A braquioplastia é buscada, sobretudo, por pessoas que sofreram grande perda de peso, de maneira espontânea ou após uma cirurgia bariátrica. Durante o procedimento, são removidas pele e gordura localizadas, principalmente, na região próxima aos ombros e à cintura escapular, na face posterior dos braços.
Cabe notar que é possível fazer a braquioplastia associada a uma lipoaspiração da região dos braços.
O procedimento é realizado a partir de duas incisões: uma sinuosa, na face interna do braço, e a outra na prega da axila.
Como relata o Dr. Fernando, “é bastante comum que a braquioplastia seja feita em associação com outros procedimentos, o que não impede, contudo, que ela seja realizada isoladamente”.
Como em outros procedimentos, durante o período pós-operatório, são indicados alguns cuidados, que incluem o uso de cintas específicas para a região dos braços. Há, também, uma programação da retirada de suturas, drenagem linfática e orientações específicas para o retorno de atividades sociais e físicas.