O Dr. Fernando Pires de Mello – cirurgião plástico – observa que a cirurgia da face, ou ritidoplastia, é um procedimento bastante procurado e que traz grande satisfação aos pacientes.
Ele destaca que, nos últimos anos, a busca precoce desse tipo de cirurgia tem permitido uma abordagem mais pontual e sutil, trazendo resultados mais naturais, com melhor posicionamento de cicatrizes.
Nessa cirurgia, o Dr. Fernando trata as estruturas profundas da face, realizando um reposicionamento anatomofuncional. Tal técnica resulta em um aspecto natural, sem manipulações exageradas ou retirada excessiva de pele.
As tecnologias recentes, além de fornecerem técnicas avançadas para as intervenções cirúrgicas, trouxeram produtos que, aliados aos procedimentos, proporcionam resultados ainda melhores.
O Dr. Fernando explica que, para fins didáticos, a cirurgia da face é dividida em três partes. Na superior, há a abordagem da fronte e do supercílio. No terço médio, são considerados olhos, estrutura nasal e a maçã do rosto. Por último, na porção inferior, são abordados boca, lábios, linha da mandíbula e as regiões cervical e submentoniana.
Geralmente, os procedimentos são realizados com uma internação de 24 horas. Será indicada uma rotina de curativos e o início precoce de fisioterapia e drenagem linfática, práticas que contribuem para o bom andamento do pós-operatório.