Para o Dr. Fernando Pires de Mello, a cirurgia de nariz, ou rinoplastia, é uma das cirurgias plásticas mais desafiadoras. Isso ocorre pois, no nariz, o binômio função x estética é aplicado ao máximo. Ou seja: neste órgão, é impossível dissociar a estética da funcionalidade.
Como explica o Dr. Fernando, o nariz é composto por diversas estruturas anatomofuncionais – com histologias diversas -. Sua funcionalidade, diferentemente de outros órgãos, está diretamente relacionada à sua manifestação externa: “Lateralizações relacionam-se à parte interna dos desvios de septo”, exemplifica o Dr. Fernando, e frisa: “No nariz, não há sequer uma parte que não tenha representatividade funcional. Todas as estruturas – a pele, a espessura, a formação das narinas – possuem funções fundamentais”.
Assim, a busca por uma reorganização do nariz, visando à melhora de sua função – sua capacidade respiratória -, resultará, também, em um nariz bonito.
Através de diferentes abordagens – que englobam, também, diferentes vias de acesso para o procedimento -, a rinoplastia moderna busca a melhor proposta de tratamento estético e funcional. O Dr. Fernando conta que prefere realizá-la através da metodologia aberta, que lhe permite uma percepção ideal das estruturas a serem tratadas.
Por lidar com uma região formada por diferentes tecidos, a rinoplastia apresenta características específicas no período pós-operatório, marcado por profundas modificações durante a evolução, sejam estéticas ou funcionais.
O Dr. Fernando faz questão de trabalhar em associação com outros especialistas – no caso, otorrinolaringologistas -, pois acredita que, desta forma, proporciona a seus pacientes um resultado integral melhor.
A cirurgia é realizada preferencialmente com anestesia geral. É feita, então, uma infiltração muito discreta, com pouca distorção do tecido – o que contribui para uma modificação sutil da anatomia. Em geral, a internação necessária é de 24h, período no qual o paciente recebe cuidados de enfermagem, analgesia e antimicrobianos.
Ao fim da internação, será recomendada uma rotina de curativos por, aproximadamente, duas semanas.
O Dr. Fernando afirma sentir grande satisfação quando, ao fim da recuperação da rinoplastia, o paciente está satisfeito com seu nariz e, ao mesmo tempo, não passa a impressão de ter sido operado. A naturalidade dos resultados é um dos objetivos buscados pela cirurgia plástica.